Hoje estivemos em Hiroshima, cidade que dispensa apresentação, pela tragédia ocorrida em 06 de agosto de 1945, quando foi vítima da primeira bomba atômica do mundo. A cidade inteira foi destruída e milhares de vidas foram perdidas. Muitos dos que conseguiram sobreviver, sofreram e ainda sofrem danos físicos e psicológicos irreparáveis.
O Museu Comemorativo da Paz de Hiroshima coleta e expõe pertences deixados pelas vítimas, fotos e outros materiais, que conotam o horror daquele evento.
Hoje, Hiroshima, reconstruída, recuperada da devastação da bomba atômica, deseja e propõe um mundo de paz, sem armas nucleares.
Muitas excursões formadas por alunos de escolas, tomavam conta do Parque da Paz, que fica exatamente no centro de toda a tragédia.
Abaixo, no Parque da Paz, a única construção que sobrou da cidade, com seus ferros retorcidos.
Foto do memorial da Paz, chama acesa, que não se apagará até que o mundo deponha suas armas nucleares.
Há um relógio no chão do jardim, que marca exatamente a hora em que a bomba explodiu.
Se fosse descrever tudo, seriam muitas folhas. Tenho a dizer que Hiroshima é comovente, reconstruída com a forca de um povo, que tem esperanças e deseja a Paz Mundial.
Abaixo, fotos de Hiroshima reconstruida.
Tudo que relatei até aqui sobre Hiroshima, foi o que vimos no dia de ontem.
Hoje, 18/11/2010, levantamos cedo, às 05:30 e partimos de Hydrofoil (barco) rumo a Coreia do Sul, atravessando o Mar do Leste. Este barco fez a travessia Fukuoka (Japão) a Busan (Coreia do Sul) em 03:05 h.
Neste momento, escrevo de dentro do trem bala, que nos levará a Seoul, capital da Coreia do Sul, viagem que será feita em 02:40h. Super confortável, este trem possui internet Wi Fi, passam filmes em DVD e serviço de bar, com água gratuita. Mais confortável que viagem de avião.
Neste momento o monitor marca 303 kms/hora.
Transporte publico ai é fantastico mesmo, 3h de barco de Japao a Coreia é espetacular!
ResponderExcluirSobre as historias sobre guerra, vivenciar no local é incrivel e os locais sempre deixam lembrança para a humanidade nunca esquecer e nao repetir o erro.
Voce precisa conhecer Berlim ano que vem.
fiquei emocionada! que lugar!!!!!!!
ResponderExcluir