sábado, 27 de novembro de 2010

Montreal-Canada

Voamos dos Estados Unidos para o Canada. Estamos na cidade de Montreal, maior cidade da província canadense de Quebec, a segunda mais populosa do Canada. É a segunda  mais populosa cidade francofona do mundo, depois de Paris.
O local onde fica a cidade de Montreal foi habitada por nativos, durante milhares de anos, antes da chegada dos primeiros europeus. O primeiro europeu a pisar na cidade de Montreal foi o francês Jacques Cartier em 1535. Em 1641, a Franca enviou um grupo de missionarios cristãos para cristianizar os nativos locais.
Montreal foi invadida pelos ingleses em 1760, durante a guerra franco-indigena e passou definitivamente para controle britanico em 1763, dada a decisão francesa de manter a Ilha de Guadalupe, no Tratado de Paris, cedendo as colônias da America do Norte para os ingleses.
Hoje Montreal possui 3.637.400 habitantes.
Em 2004 uma pesquisa mostrou que 53% dos habitantes falam francês e inglês, 39% só frances e 8% so ingles.
Há 2 sistemas de escolas publicas, um encarregado de atender alunos cujo idioma seja o francês e outro para atender alunos do idioma inglês. Os pais podem optar por deixar seus filhos no sistema católico, que é subsidiado pelo governo.
Há 9 estações de TV, 5 francesas e 4 inglesas, 28 estações de rádio, 17 francesas, 10 inglesas e uma bilingue.
A cidade possui 4 universidades, 2 francofonas e 2 anglofonas e mais 12 faculdades.
Nosso primeiro passeio em Montreal foi conhecer a famosa Catedral de Notre Dame de Montreal. Indescritível a beleza, melhor sentir o esplendor por fotos.


Catedral visitada, continuamos a caminhar, dar voltas pela cidade, a pé e estava muito frio. Voltamos congelados, apesar de estarmos bem agasalhados, com roupas próprias para enfrentarmos este esperado  frio.
Dia seguinte, o frio continuava, ainda bem mais intenso. Nevou muito pela manhã e quando voltamos para casa as 19:00h, por curiosidade, fui ao Google ver quanto os termômetros marcavam, tal a friagem, tal a neve, como nunca havia experimentado. Marcavam no momento oito graus negativos, com sensação de -10.

Mas vamos continuar a falar desta manhã, vamos continuar a relatar nossos passeios.
Chegamos ao Parque das Olimpíadas, todo branco, lindo, coberto pela neve. Nada a fazer nele, apenas conhecer e apreciar a neve.



Em seguida seguimos para o Jardim Botânico. Outro lugar de beleza indescritível. A neve é linda quando cai, uma sensação diferente para mim que não a conhecia, nunca a tinha sentido bater no rosto, como aconteceu muitas vezes no dia de hoje.



Jardim Botânico visitado, seguimos para outra parte da cidade, que sabíamos ser das mais frias, as margens do Rio Saint Laurant. Linda praça, coberta de neve e enfeitando esta paisagem, os cacos totalmente brancos dos navios no porto, desta cor pela neve que caiu.


O frio nesta praça era tão intenso, que resolvemos continuar a caminhar. Passamos por lugares lindos, como estes das fotos abaixo.



Estômago reclamando, fomos comer numa Boulangerie. Sanduíche de frango delicioso, pão bastante torradinho. Gosto muito da comida francesa. Bom também, porque estava quentinho o ambiente e lá permanecemos por longo tempo. Saindo, tivemos a sensação de frio aumentado. Seria preciso fugir dele, nos cobrimos demasiadamente.



Para fugir do frio, fomos conhecer a famosa cidade subterrânea de Montreal, bem no centro da cidade. São lojas e mais lojas, shoppings e mais shoppings, entrelaçados debaixo do nivel da rua, imensa a extensão e como o nome diz, uma cidade subterrânea, possuindo varias estações de metro. Magnificas lojas, muito chiques de extremo bom gosto.


O centro da cidade é muito bonito, bem moderno, bem arrojado.
Amanhã, iremos de ônibus conhecer Quebec. Vamos preparados para enfrentar novamente o frio. A previsão do tempo diz que será dia de sol, com temperatura entre -1 a -8 graus. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário