Em qualquer etiqueta se lia "made in China". Nada fabricado no Japão. A produção do Japão se reduz, hoje, a tecnologia de ponta. Vimos uma câmera fotográfica Panasonic em HD, 12 mega pixel, 12 X optical zoom, com GPS, fabricada exatamente nesta cidade em que estamos, Osaka. Custava 400 US$, enquanto esta mesma maquina nos Estados Unidos é vendida pelo valor de 260 US$. Tudo aqui é muito caro.
Voltamos ao hotel, deixamos as pequenas compras e saimos novamente a pé, andando por aproximadamente 40 minutos, com objetivo de visitar o Templo Shitenno-ji.
Neste percurso, avistamos um santuário pequeno, Hozen-ji, onde os seguidores de Buda, regavam as imagens cobertas de musgo, fazendo suas preces.
Demos uma parada para almoço, em um restaurante pequeno, já fora do centro e como sempre, Marcos, com seu vocabulário em japonês, que esta crescendo cada dia mais, pediu nosso almoço, pois o cardápio era só em japonês. Almoçamos e cada um de nós agradeceu ao garçom, dizendo em japonês como a comida estava boa. Estamos nos esforçando para ser gentis, aprendendo um pouco da língua deles.
Japonês só usa no almoço água e chá. Estes são servidos de graça durante as refeições.
Nossa objetivo de hoje, como já disse, era visitar o Templo Shitenno-ji.
E é nele, que estamos. O príncipe Shotoku ordenou em 593 a construção do templo neste local, onde nasceu o budismo japonês. Destruído varias vezes por incêndios, recebeu as atuais edificações de concreto em 1965. São várias construções neste complexo e nas imediações há vários pequenos cemitérios.
Estátuas de Jizo, com babadores vermelhos, se encontram em milhares de templos e ao longo das estradas. Jizo é o guardião bosatsu (figura iluminada) dos que sofrem, em especial crianças e mulheres grávidas. Crianças que morreram cedo, inclusive bebes abortados, são ajudados no outro mundo por Jizo.
Os babadores vermelhos são colocados nas estátuas por mães desconsoladas e outros sofredores.
Voltamos as 17:00h e já estava sem a luz do sol. Abaixo, fotos de Osaka à noite. Amanhã partiremos para Fukuoka, cidade mais ao sul do país.
Muito legal Osaka... e fico feliz que voces 4 estao aproveitando bem a viagem. Já estou curioso para ver as fotos da Coreia do Sul.
ResponderExcluir